Eu, Você e Deus

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Terapia Ocupacional


Terapia Ocupacional é uma ciência dotada de recursos para tratar e reabilitarindivíduos que tiveram suas funções prejudicadas, estas que podem ser congênitasou adquiridas, permanente ou temporária. O terapeuta ocupacional visa promover aindependência do indivíduo, adequando o meio às suas necessidades.
Segundo Finger (1986, p.1)
"Terapia Ocupacional é a arte e a ciência de orientar a participação deindivíduos em atividades selecionadas para restaurar, fortalecer edesenvolver a capacidade, facilitar a aprendizagem daquelas habilidades efunções essenciais para a adaptação e produtividade, e promover e mantera saúde."
Resgatar a autonomia do indivíduo é um dos principais objetivos da TerapiaOcupacional, preparando o indivíduo para desempenhar seu papel ocupacional.Como refere Rui Chamone Jorge (1984, p.13) “O terapeuta ocupacional procuraprover o indivíduo de condições laborativas que o levem a mudanças decomportamento e sentimentos”.
Papel da Terapia Ocupacional com a família

A família exerce relevante importância no tratamento, é primordial suaparticipação. Tendo conhecimento disto, o terapeuta ocupacional propõe a inclusãoda família no decorrer do tratamento.
O terapeuta ocupacional, por ter uma visão ampla da dimensão do problema,engloba a família para receber tratamento, de tal forma que busque a reestruturaçãoda dinâmica familiar, ou orientação para que a mesma tenha consciência e colaboreativa e positivamente, para alcançar um tratamento eficaz.

(confira o texto na íntegra conforme a fonte citada a seguir)
FONTE: http://pt.scribd.com/doc/51084602/11/Papel-da-Terapia-Ocupacional-com-a-familia

Nenhum comentário:

Postar um comentário