Eu, Você e Deus

sexta-feira, 10 de junho de 2011

10 Dicas Contra o Stress

Leia aqui 10 dicas básicas para você prevenir ou combater o stress do dia-a-dia. São passos simples, mas que podem trazer uma melhora significativa na sua rotina e ganhos na qualidade de vida.
1. Procure entender o que lhe causa "stress", ou seja, ao que você é mais sensível. Só reconhecendo conscientemente o que mais o afeta, você pode tentar evitá-lo, ou conseguir ajuda e construir defesas. Prevenir as situações difíceis inúteis. Reações ou decisões "a quente" tendem a ser precipitadas e demasiado estressantes.
2. Arranje algum tempo para si, seja você mesmo. Diariamente, semanalmente ou mensalmente, conforme o que parecer mais vantajoso, dentro das suas possibilidades, guarde algum tempo, pouco que seja, para conhecer a si próprio e pensar na sua vida. Seja você mesmo: não se deixe levar pelas imagens de personalidade de sucesso, e não se deixe tentar a fazer uma comparação constante com os outros: valorize o que há de positivo em si.
3. Procure realizar os seus objetivos, mas avalie as suas possibilidades ou dificuldades: não exija de si o que não pode dar, nem deixe que outros o exijam. Tente diversificar as suas atividades: isso será estimulante para si e o ajudará a ultrapassar e a contornar os obstáculos, em vez de se deixar enrolar por eles. Reconheça os seus limites e não hesite em pedir ajuda concreta, quando em estresse excessivo, à sua rede de amigos, às redes de apoio comunitário, ao seu médico de família, ou mesmo a um especialista.
4. Não reprima os seus sentimentos, emoções ou opiniões. Não guarde raiva nem rancor. E não deixe os seus problemas em suspenso: procure resolvê-los. Não os leve dias seguidos para a cama, pensando que o travesseiro é bom conselheiro: resolva-os antes de se deitar, e não hesite em procurar um ombro amigo onde encostar a cabeça.
5. Procure gerir o seu tempo e saiba aquilo que tem de enfrentar diariamente, se não conseguir prevenir ou evitar as situações que lhe causam stress, e de modo algum pense acabar totalmente com ele! Um pouco de stress e emoção parecem ser essenciais nesta vida e sem eles tudo seria demasiado cinzento ou não andava. Por outro lado, "tudo o que é demais não presta", como diz o nosso povo.
6. Pare e reflita se começar a sentir-se irritado ou fatigado quando acorda, se tem insônias ou ansiedade: interrogue-se sobre o seu estilo de vida, e o que pode fazer para o corrigir. Um bom conselho: use o seu sentido de humor em face de determinadas contrariedades.
7. Aprenda a quebrar a tensão recorrendo à melhor "pílula anti-stress": atividade física diária, pelo menos um pequeno passeio a pé, ou ginástica ou esporte (futebol, tênis, vôlei, ciclismo, natação) para, numa palavra, espairecer.
8. Não se esqueça de que um dos perigos do stress está em facilitar acidentes, de toda e qualquer espécie (no trabalho ou no lazer, no desporto ou na condução), ou mesmo violência.
9. Coma devagar uma alimentação equilibrada. É importante que esteja bem alimentado, sem excessos. É importante que pare para comer, e, se possível, faça um pequeno passeio a seguir.
10. Os Centros de Convívio ou de Acolhimento, de Igrejas, de Autarquias ou de ONGs, representam ajuda importante para o combate ao isolamento, e ajuda para vencer o stress e a angústia que se associam. Isto sem esquecer os seus amigos e familiares. Eles são da maior importância, lhe darão apoio e pequenas recompensas, por palavras ou por gestos. Fortaleça todas as relações.

Site BemStar - http://bemstar.ig.com.br/index.php
http://www.guiadecasamento.com.br/casamento_dicas_combater_stress.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário