Eu, Você e Deus

sábado, 15 de janeiro de 2011

Relacionamentos pessoais dos cristãos

O cristão e seus relacionamentos pessoais

Vamos examinar algumas medidas simples que podemos tomar com o objetivo de compartilhar algo em cada contato que temos com outros, a fim de que cada pessoa que encontrarmos fique melhor por ter estado em nossa presença.

1. Use todas as oportunidades. Faça lista dos diferentes grupos de pessoas com quem você se relaciona, podendo incluir os pais, cônjuges, melhores amigos e irmãos. A lista também pode incluir colegas de trabalho, amigos da escola e vizinhos. Você está dando tudo o que pode nestes relacionamentos? Provérbios 3:27 nos lembra: "Sempre que puder, ajude os necessitados." Àqueles que você encontra só de passagem, dê um sorriso ou um cumprimento. Efésios 5:16 nos diz que devemos aproveitar ao máximo cada oportunidade. Ilumine o dia daqueles que tomam o mesmo elevador que você, que estão no mesmo vagão de trem que você, ou que lhe passam o troco. Reflita Cristo em todas as interações que você tiver com os outros.

2. Encoraje a outros. Fique de olhos e ouvidos abertos para descobrir oportunidades a fim de encorajar a outros (Prov. 20:12). Alguém está doente? Alguém deixou de ir à igreja ou a algum outro lugar onde você sempre o vê? Telefone para essa pessoa ou envie-lhe um e-mail para comunicar que você se importa com ela. Provérbios 12:25 diz: "As preocupações roubam a felicidade da gente, mas as palavras amáveis nos alegram." Lembre-se de imitar a Cristo e citar Sua Palavra, para "animar os que estão cansados". Isa. 50:4.

3. Ore por seus relacionamentos. Ore diligentemente por todos os aspectos de seus relacionamentos (Efés. 6:18). Precisamos pedir que Deus nos ajude a usar todas as ocasiões para refleti-Lo em nossas interações com outros, a fim de que Deus possa mostrar-nos situações em que possamos ajudar a outros. Ore por aqueles com quem você tem um relacionamento. Seja específico; conte a Deus quaisquer problemas que seus amigos tenham, e agradeça-Lhe as bênçãos que eles receberem. Não se esqueça de orar por seus inimigos (Mat. 5:44).
DICAS:
1. Medite em seu pior inimigo no momento (tomara que não tenha). Você acha que seria possível iniciar uma reconciliação? Você acha que com Deus é possível? Considere Efésios 5:21; Mateus 19:26.
2. Aliste o máximo de associados e amigos não-cristãos que você puder. Você considera que a dinâmica que tem em seus relacionamentos com essas pessoas é de natureza cristã ou não-cristã? Por quê?

FONTE: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/jovens/2005/frlicj1142005.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário