Eu, Você e Deus

sábado, 27 de novembro de 2010

Conselhos práticos para casais



COMUNICAÇÃO GETSÊMANI
A título de resumo do que temos abordado sobre o tema família nos meses de abril e maio, gostaríamos de listar alguns conselhos aos casais:

1º- Não fujam dos problemas.
Ignorar um “tumor” é o pior método de combatê-lo. É preciso extirpá-lo antes que ele se alastre pelo corpo. Enfrente os problemas com diálogo e oração.

2º- Conversem a sós. Evitem discussões e gritarias que machucam, e não curam, não desenterrando problemas do passado.
“(...) esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para prêmio da soberana vocação”. (Filipenses 3:13b-14a).

3º- Aprenda a ouvir seu (sua) companheiro (a).
Policie-se para dar tempo à exposição dos problemas do outro. Leve em consideração que algumas pessoas têm dificuldade de argumentação e comunicação, mas podem ter queixas importantes!

4º- Procure elogiar as qualidades do seu cônjuge.
Isto vale também para as qualidades de desempenho sexual.
“Palavras agradáveis são favo de mel, doces para a alma, e medicina para o corpo.” (Provérbios 16:24).

5º- Respeite os dias de mau humor do seu (sua) companheiro (a).
Dê uma trégua a ele ou a ela. Nesses dias, não procure discutir problemas difíceis e decisivos. Nessas horas, o silêncio vale ouro.

6º- A ternura e as palavras de carinho precisam ser um hábito no casamento.
Crie um método saudável. O primeiro diálogo da manhã precisa ser carinhoso. Você colherá os frutos à noite.
“Que belo é o teu amor, ó minha irmã, noiva minha! Quanto melhor é o teu amor do que o vinho, e o aroma dos teus ungüentos do que toda sorte de especiarias!” (Cantares 4:10).

7º- Seja criativo.
Mulheres apreciam pequenas lembranças: um bilhete, uma flor, algo que mostre que você pensou nela. Homens se alegram com um jantar criativo, uma mulher perfumada, uma “lingerie” especial.

8º- Não exponha os defeitos do outro.
Nem com filhos, parentes, amigos, ou irmãos. Em caso de dificuldade, procure o seu pastor para aconselhamento. Ter seus problemas expostos, destrói a confiança entre um casal. Preserve a imagem do seu cônjuge para com seus filhos. Lembre-se de que Jesus é o melhor ombro para apoiarmos nossa cabeça e desabafarmos.

9º- “(...) não se ponha o sol sobre a vossa ira”.
Aprenda a perdoar e a resolver o problema antes que ele se torne crônico. Evite manter uma personalidade queixosa, lamurienta e azeda. Ninguém quer viver ao lado de uma pessoa murmuradora. Lembre-se de que não se pega moscas com sal. Estenda a mão à paz. Não importa ser sempre você o que toma a iniciativa para a paz. Você só estará sendo mais nobre, para seu próprio galardão.

10º- Invista em seu casamento.
Dedique tempo a ele e tempo com qualidade. A vida moderna conspira contra o casamento. Qual foi a última vez que vocês passearam a sós de mãos dadas? Quando foi que vocês riram juntos de uma mesma situação?

11º- Sejam francos.
Também no que diz respeito à atividade sexual. Diga ao seu cônjuge:
“_ Gosto disso, faça mais.”
“_ Não gosto daquilo, evite fazê-lo.”
Lembre-se de que verdades que machucam devem ser evitadas, ou tratadas com diplomacia.

12º- Orem juntos.
Casais que compartilham seus momentos devocionais, que louvam a Deus juntos, que meditam juntos sobre a Bíblia, estabelecem uma afinidade espiritual que os unirá profundamente nos momentos de crise.
Convide o Senhor Jesus para comandar o seu lar. Ele o ajudará a superar as crises e as diferenças de temperamento. Este convite implica mudança de comportamento e caráter que só o Espírito Santo pode operar. Se nesse processo você falhar, não desista. Não se esqueça de que você ainda está sendo lapidado pelo Senhor.
Sermos imitadores de Jesus Cristo deve ser o alvo de nossas vidas. Um casamento cristão equilibrado e feliz é um forte testemunho do poder de Deus.
Jesus precisa ser a terceira dobra do cordão chamado casamento.

Fonte: “Sexo, os limites do prazer” Paulo César Brito e Claudete Brito.
Visite o site de casais: www.getsemani.com.br/casais

Um comentário: