Eu, Você e Deus

sábado, 21 de agosto de 2010

O PECADO


PECADO: VOLUNTÁRIO E INVOLUNTÁRIO

O que é o pecado?
Pecado é transgredir a lei de Deus.
A Bíblia diz em 1 João 3:4 “Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.”

O pecado é a transgressão aos mandamentos de Deus.
I João 3:4 “Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.”

O pecado, as formas verbais no hebraico (hhatá) e no grego comum (hamartáno) significam "errar", no sentido de errar ou não atingir um alvo, ideal ou padrão. Em latim (peccátu).

Existem duas formas de transgressão - voluntária e involuntária.
O pecado voluntário é conscientemente agir de modo contrário à vontade de Deus, ou escolher manter-se propositadamente ignorante, recusando examinar ou aceitar nova luz, novo esclarecimento. A transgressão voluntária, consciente, é rebelião contra Deus, ofende ao Senhor e resulta em culpa, pela qual Ele nos considera, pessoalmente, responsáveis. Toda ação consciente é precedida de decisão mental.
O pecado involuntário - pecado por ignorância - é agir contrariamente à vontade de Deus antes da idade da responsabilidade, ou, ignorantemente após a idade da razão, não sabendo que era pecado, por falta de informação, de discernimento ou de reflexão.
Ver Números 15: 27-31

Frisemos este fato: Ser tentado não é pecado! Jesus foi tentado e nem por isso ofendeu a Deus.
Como Martinho Lutero ensinou: “Não podemos evitar que os passarinhos voem por cima das nossas cabeças; mas podemos evitar que façam um ninho em nosso cabelo.”

Sem Jesus, a consequência do pecado é a morte.
A Bíblia diz em Romanos 6:23 - “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.”
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça" - I João 1.9

FONTES:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pecado
http://www.jesusvoltara.com.br/info/pecado.htm
http://megatomaz.blogtok.com/blog/13388/

Nenhum comentário:

Postar um comentário