Eu, Você e Deus

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A esperança cristã


A esperança cristã não é uma utopia da fé, não é apenas "mais uma possibilidade"; ao contrário, ela se apresenta como um processo em direção à verdade, não se aliando ao desespero das esperanças terrenas, mas produzindo um sentimento de confiança de que o bem e a justiça de Deus virão. O homem não se contenta com o mundo, uma vez que foi feito para algo maior. Inconformado com a realidade que não o preenche nem satisfaz plenamente, encontra em Deus a razão da sua esperança e vive dessa esperança.

Enquanto o futuro freqüentemente provoca medo no homem, a esperança procura adiantar-se ao futuro, criando-o na imaginação e amando-o na pré-captação, dinamizando e iluminando, assim, toda a existência do homem, pois o capacita a caminhar com o coração alegre e ansioso pelo que vem. Sem esperança, o homem não é capaz de lutar nem de sofrer. Enquanto não encontra em Deus a sua esperança, o homem, desalentado, contenta-se com a segurança oferecida pela sociedade moderna.

"Enquanto vive, o homem tem esperança; quando desaparece a esperança, tudo está perdido". Na perspectiva da nova aliança em Jesus Cristo, a esperança já não é mais a mesma dos que viviam na antiga aliança, pois ela se apóia na redenção já realizada por Cristo. Através das bem-aventuranças, Jesus quer anunciar aos pobres, humildes e oprimidos a futura realização da esperança deles. A esperança do cristão consiste na posse de bens que pertencem ao Reino de Deus e que são, ao mesmo tempo, presentes e futuros; ela não decepciona e, juntamente com a fé e o amor, constitui toda a vida interior do cristão.

por Walter Vieira S. Junior
http://www.ejesus.com.br/exibe.asp?id=393

Um comentário:

  1. "...minha fé e amor estão firmados no SENHOR... Jesus, A Esperança..."

    ResponderExcluir