Eu, Você e Deus

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Paciência: fruto do Espírito Santo



A paciência é fruto do ESPÍRITO SANTO (Gálatas 5:22).

O fruto do Espírito é uma manifestação natural e espontânea, resultando de uma vida em comunhão com o Espírito Santo. É uma natureza do Espírito Santo que habita no crente, e que através do homem, põe em relevo as virtudes de sua personalidade divina. Como é um fruto, não pode ser obtido por esforço intelectual ou emocional, mas como produto de uma vida normal ligada a Cristo (Jo 15:12).
A paciência não é a habilidade de esperar, é a habilidade de manter uma boa atitude enquanto se espera.
É uma capacidade dada pelo Espírito de ficar firme sem esmorecer diante de pressões. É ser tolerante, compreensivo e perseverante. A paciência escolhe o momento certo para agir. Às vezes ela é contra a esperança coletiva porque espera mais em Deus.
O ser humano em geral é impaciente, quer resolver todos os problemas com rapidez, se ver livre de situações embaraçosas, quer chegar ao fim de um caso. Mas a paciência faz o homem orar; sem que isto incorra em acomodação, indiferença ou fraqueza. Pelo contrário, a paciência é incansável, qual guerreira que mina as resistências do adversário.
Os benefícios adquiridos com ela são inúmeros: firmeza de caráter, capacidade de suportar adversidades, a ainda, faz o seu possuidor viver experiências incríveis, de ver o momento de Deus agir.
Ser paciente não é ser passivo diante dos problemas, mas é uma virtude necessária para dialogar com o nosso mundo interior, nossas emoções e temperamentos e assim encontrar tempo para assimilar a melhor resposta, a mais adequada para cada situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário