Eu, Você e Deus

segunda-feira, 26 de abril de 2010

O Sacerdote


Sacerdote (do latim Sacerdos, otis) é um ministro religioso, habilitado para dirigir ou participar em cerimônias de culto.
No Antigo Testamento, os sacerdotes eram homens escolhidos por Deus para oferecer sacrifícios pelos próprios pecados e pecados do povo. Os sacerdotes eram mediadores entre os homens e Deus.
O cristianismo reservou tal dignidade somente a Jesus Cristo. As igrejas atribuem o sacerdócio a todos os fiéis.
Em resumo, "é um mediador entre Deus e a comunidade".
Os seus deveres estão divididos em funções: Serviço, Ensino, e Oração.

Cristo Nosso Sacerdote
Os sacerdotes de Israel eram apenas sombras do nosso Grande Sumo Sacerdote , o Senhor Jesus Cristo. Algumas passagens bíblicas nos dão uma compreensão da perfeição encontrada no caráter sacerdotal de Cristo:
Hebreus 7:26 " Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;"
Hebreus 7:23-24 "E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer, mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo."
I Timóteo 2:5 "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem."

Pergunta: "É bíblico o sacerdócio de todos os crentes?"
Resposta: Há uma passagem principal que lida com o sacerdócio de todos os crentes. Segue-se: “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo...Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (I Pedro 2:5-9).
Resumindo, os crentes são chamados “reis e sacerdotes” e um “sacerdócio real” como reflexo de sua posição privilegiada de herdeiros do reino do Todo Poderoso Deus e do Cordeiro. Por causa desta proximidade privilegiada com Deus, nenhum outro mediador se faz necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário